quinta-feira, 3 de abril de 2008

Dente do ciso....do juizo....nannnnn =(

Pois bem decidi escrever sobre a minha 1ª experiência sobre este tema, também o 1º dente do ciso que decidiu criar mossa na minha boca.
Vamos lá retroceder a uns dias atrás, não, é melhor retroceder a uns meses ou mês atrás. Cá vai.... Tudo começou com a minha miga doida, que começou com umas dores horríveis na boca, mais precisamente o dente do ciso que lhe estava a nascer, mas que lhe estava a dar imenso trabalho.... e que até hoje ainda não foi tratar desse assunto a maluca. Pois, eu quando soube desta história, lamentei imenso, e pensei 'deve lhe estar a custar-lhe imenso', pois bem eu comecei então a sentir umas dorzitas também na parte inferior da boca, mais precisamente no lado esquerdo, e com isto marquei consulta com o dentista, pois bem, essa teve de ser adiada porque o dentista teve uma emergência. Na 6ª feira passada, mais precisamente dia 28 de Março, lá tive a consulta esperada, para ver o que ele me dizia ou o que se passava. Posto isto, ao ver a boca, ele reparou que o tal dente estava a rasgar a gengiva, notava-se a pontinha, mas não dava para ver a sua posição. O que ele me disse foi: 'o que acontece quando estes dentes estão a querer surgir, a gengiva começa a rasgar, e sobre o dentre forma-se uma cupúla onde os alimentos se alojam e daí a dor que se sente, que não é tão forte como uma dor de dentes'... Pois bem, ele deu-me as várias hipóteses, e posto isto, mandou-me fazer uma ortopantomografia( ou seja uma radiografia à boca) o mais rápido possível, marcámos para 2ª( dia 31 de Março) e a consulta também para ver as hipóteses.
No dia marcado, ou seja na 2ª, lá fui eu fazer o tal exame para saber em que ponto estava o dito 'DENTE DO CISO', após o exame fui à consulta onde deparámos com o dente a crescer na horizontal, colado ao molar (ou seja, sobre o molar) e com um dos espigões dentro do osso(o maior, nunca tinha visto tal coisa, desde que me conheço).
Com isto a solução foi - CIRURGIA DENTÁRIA - feita no próprio dia pelo próprio dentista(cirurgião também), esta durou cerca de 2h e um pouquito visto que foi uma cirurgia complicada, levei umas 4 anestesias, doía, por isso tantas. A parte que estava colada, a zona que unia os dois dentes, teve de ser serrada, e ouvi um estalinho quando ambos se separaram. Durante o procedimento, o dentista foi muito atencioso, um querido, pois esteve sempre preocupado com o que eu sentis, ou não, descrevendo-me o que fazia e o estado da situação. Após esta, a boca estava em tal estado de dormência que durou até 4ª de manhã. Após isto, surge a dor, surge tudooo!
Sei dizer que têm sido uns dias de angustia, de sofrimento e dor. A boca com o dobro do tamanho(inchada e com a gengiva 'colada aos dentes' tal é o inchaço, e até a língua ficou inchada), não conseguir comer/mastigar, apenas a sopinha e papas(como os bebés), dormir quase sentada, e sem falar que quase não durmo tal é o desconforto e dor.
Hoje foi a noite que consegui dormir melhor, tenho a face mais normal(lolol), apesar de continuar inchada.

Só quero dizer que sei que foi o melhor que fiz, que não se deve deixar para depois, que pode trazer muitas consequências se não tratado a tempo, e também que ainda bem que o fiz enquanto este apenas rasgou a gengiva. Sei que daqui a uns dias estarei bem, e com um sorriso nos lábios, até lá está esta carinha monstruosa..eheheh...

Também quero dizer que não desejo esta dores a ninguém, a ninguém mesmo, são dores intensas, e que se tornam insuportáveis...

Visto isto, tomem consciência que è preciso cuidar dos dentinhos, principalmente do DENTE DO CISO..... Até à próxima ^_^

3 comentários:

Anónimo disse...

Eh pa, ca para mim isso foi um caso de simpatia :P ficaste com as dores da Ana. Mas s o teu dentinho tava mesmo mal, fizeste bem em ter tirado. Eu espero nunca vir ter k passar por isso O_O K a tua bokinha fike optima e curada, e k os teus outros dentinhos do ciso se portem mt bem!!!!!!!!!! :P beijoos grandes (e juizo, oh oh oh)

Mr.Chewie disse...

Ah pois agora tens k ter juizo, n ha uma relação qq entre o dente do ciso eo juizo sem ser a rima propriamente dita?m pronto, deduzo k tu e o dentista agora...passaram umas horitas juntos em momento razoavelmente intimos,hein?o k interessa é k tas boas!pena n t ter visto c a cara inchada :P as melhoras!

K@'15 disse...

eu arranquei o meu faz hj 5 dias...
sei o que são essas dores... mas a ti deviam ter sido bem piores.
O meu dente encontrava-se com metade da coroa acima da gengiva e quando o dentista me extraiu o dente disse que era enorme: pois bem estive a medi-lo 1,9cm de altura contando que 1,1cm pertencem ás raiz...